domingo, 4 de novembro de 2012

LIVRO: "A FILHA & O FILHO AMADO"


INTRODUÇÃO LIVRO: "A FILHA AMADA & O FILHO AMADO"

                 Após escrever o livro A Filha Amada, não houve em meu coração mais dúvida nenhuma que Deus pode usar minhas imperfeições, fraquezas, temores e tudo o mais para ministrar a outras pessoas. Estou plenamente convicta que não posso desperdiçar minhas experiências, nem minhas dores. Nenhuma delas. São valiosíssimas... Consolo para outros! O tempo aliado ao trabalhar de Deus traz a sua dose de sabedoria, esta é a vantagem de se envelhecer. E estou bem certa que há muito mais ainda para aprender. Os nossos erros e acertos podem ajudar outros. Em toda situação, a todo o momento, onde Deus nos dirigir a vida, Ele trabalhará em nós, sempre e incansavelmente! Porque Ele nos ama, Ele fará isso.
              Nos momentos em que achei que Deus não estava operando, não estava me vendo nem me ouvindo, na verdade Ele trabalhava em meu coração, Ele moldava meu caráter, Ele escrevia a minha história. Andar com Deus nos leva a lugares fascinantes. Há tempo para se ir a muitos lugares com Ele! Porém há um tempo na vida de todos nós, o qual somos levados a um lugar árido, a atravessar o Vale de Baca, o vale de lágrimas. Um lugar singular e surpreendente! Os vales têm segredos que somente quem os atravessa poderão conhecê-los. O vale poderá nos parecer assustador e angustiante, mas na verdade é nossa grande oportunidade! Podemos sim fazer dele, do deserto árido, um lugar de fontes! A nossa atitude no vale influenciará grandemente o nosso futuro. Alguém já disse que as flores e os frutos não se encontram nos picos dos montes, mas sim, nos vales.
            Não escolhemos entrar no vale, queremos mesmo passar longe dele, mas este é o caminho que Deus escolhe para todos que anseiam estar perante Ele. O destino de quem passava pelo Vale de Baca era Sião. Os Israelitas faziam peregrinações regulares a Sião para adorar a Deus e celebrar as festas santas! O Vale de Baca era a passagem obrigatória. Um dos segredos do vale é que ali, naquele deserto árido, nascia uma planta, um bálsamo que solta um líquido, um tipo de óleo perfumado. No vale há um óleo, há um perfume!
         É no vale que Deus unge nossa cabeça com óleo! O vale é um lugar de Aliança com Deus e onde fazemos aliança tem óleo! É lugar da combinação de sangue e óleo. E onde há sangue, há um altar. Altar é símbolo da nossa entrega a Deus. A entrega de tudo que julgamos ser, de tudo que acreditamos possuir, e também de todos os nossos sonhos, alegrias e tristezas. A Bíblia contém 396 referências a altares, de Gênesis a Apocalipse. Historicamente, eles sempre foram parte da adoração, do louvor e das ações de graças. Isto diz para mim, que para cada dia há um altar que precisamos levantar e haverá dias em que levantaremos um altar por duas vezes.
          Há um homem retratado na Bíblia, em Gênesis 26, Isaque, que abria poços nos vales e levantava altares, tudo junto! Ele cavava os poços deixados por seu pai, que haviam sido entulhados. Quando estes começavam a brotar água, vinham outros e o entulhavam. E ele se retirava dali. Isto aconteceu muitas vezes. A cada poço entulhado, Isaque se levantava e partia para outro começo, outro desafio. Ele apenas prosseguia. Seu nome não era ódio, amargura, inveja, vingança. Seu nome era Isaque, que significa alegria. Até que um dia ele cavou um poço e ninguém entulhou! Ninguém contendeu com ele e ele cresceu naquela terra! Chamou aquele lugar de Reobote. Era o seu Reobote! Meu amigo Pr José Rêgo Júnior, Pr Zezinho, diz que este nome é feio, mas a benção é bonita! Era o lugar de Deus para Isaque. Há um Reobote para mim e para você que está lendo estas palavras agora. Há um lugar preparado por Deus específico para mim e para você! É um lugar onde tudo floresce! Reobote significa lugar da amplitude! É o lugar do seu avivamento! É o lugar onde se encontra a graça e o favor de Deus, a unção, algo que Deus separou só para mim, e também algo só para você! Ali descobrimos que temos a semente certa para o lugar certo!
          Todos nós ansiamos pelo nosso Reobote! Mas, Isaque antes de encontrar o seu, primeiro realinhou seus valores: ele não desceu ao Egito! Não podemos esquecer que antes de conhecer o lugar que Deus tem para nós, precisamos conhecer o lugar que é Dele: o Trono! É no estrado dos Seus pés que nos apoiamos, é ali que buscamos ajuda. Bem aventurado o homem cuja força está somente em Deus. Isaque  eu creio, não perdeu a esperança nem o sorriso, mesmo cercado por tantas dificuldades. A alegria do espírito Santo em nós nos faz prosseguir abrindo poços, a não desistir!
        E Isaque seguiu sem esmorecer, perseverou até encontrar o seu Reobote! Quando encontramos a benção que Deus separa para cada um de nós, não há angustias, nem demasiado esforço humano.  A força humana está grandemente distante do Reobote! Não podemos confundir perseverança com a força do nosso braço. Perseverar é agir crendo, é confiar naquEle que faz o que ninguém dá conta de fazer e não desistir jamais da Palavra, da promessa que Ele nos deu! A força do nosso braço nos traz enfado e impede Deus de agir com a Sua graça.
         Precisamos como Isaque abrir poços e levantar altares, tudo junto! Necessitamos semear sem olhar para a terra. Semear olhando para o céu! Isaque fez nascer ali uma cidade: Berseba, que significa Fonte do Juramento, da Aliança que fica na fronteira entre Egito e Israel. Tenho certo para mim que aquele que chega a esta fronteira encontra a sua herança, o legado da Cruz! Há uma herança, uma porção específica para cada um de nós nesta terra, aquilo que é destinado somente a você! Encontra seu propósito e destino aqui nesta terra!
         Talvez até aqui você tenha visto os seus muitos poços entulhados num vale. Está cansado de tanto cavar. Cava aqui e cava ali e não vê nada brotar. Chegou a hora de você se levantar e continuar! Não desça ao Egito e nem olhe para decepções passadas! É possível não perder o sorriso em meio às lágrimas. Quero encorajar você a prosseguir sem esmorecer até o seu Reobote! Suba até a fronteira e encontre o seu legado da Cruz do nosso Salvador! Há algo específico só para você!
           Nestas páginas você irá novamente se encontrar com a Filha Amada e percorrer com ela mais alguns caminhos, poderá reconhecer o Vale de Baca, conhecer poços que ela cavou e alguns altares que ela levantou. Conhecerá também o Filho Amado e caminhará com os dois. E acima de tudo nosso Deus irá lhe tomar pela mão e te conduzirá a cura, a alegria, a paz e ao amor.  Eu oro para que você que está lendo este livro, em qualquer lugar que estiver, sinta o perfume... aquele perfume de bálsamo que emana dos vales que traz cura, alívio, consolo e conforto como também coragem e disposição para não desistir. Aquele perfume...  É o óleo dos vales. Não desista nos vales, a estrada não acaba ali. Oro para que você, tal como a Filha Amada de mãos dadas com o Filho Amado, se levante disposta a continuar a cavar seus poços e também levantar seus altares a Deus.
         Então, certamente aqueles que forem sábios e entendidos virão a você e dirão como disseram a Isaque:
    “Temos visto claramente que o Senhor é contigo. Agora sabemos que o Senhor te tem abençoado”.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário